Henrique Detomi
Sem título da série Onde Mora o Irreal?
2014
Óleo sobre tela
150cm X 120cm
ED 1/1
R$21.600,00
Henrique Detomi
Sem título da série Onde Mora o Irreal?
2014
Óleo sobre tela
150cm X 120cm
ED 1/1
HENRIQUE DETOMI (1988, Belo Horizonte – MG)
Vive e trabalha em São Paulo – SP.
Doutorando em Poéticas Visuais pelo IA Unicamp. Mestre em Poéticas Visuais pela ECA USP (São Paulo, SP), 2020 e Bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard/ UEMG (Belo Horizonte, MG), 2010.
Henrique Detomi é artista visual, sua pesquisa é voltada para a relação entre humanos e a paisagem. Se atenta para as maneiras que a cultura ocidental tem se posicionado de forma radicalmente dominante com relação ao espaço da terra. Sendo necessário um pensamento sobre as maneiras como nossa cultura vive em conflito com os espaços naturais. Atualmente desenvolve uma série intitulada Minutos Antes do Fim que é composta por pinturas com tinta a óleo sobre diferentes suportes, como madeira e tela, onde a paisagem natural é representada por pinceladas marcantes, empastes de tinta e partes aparentes do suporte. Essas partes possuem formas próximas das próprias montanhas representadas na pintura, mas contrastam com a matéria pictórica. A pintura composta por uma paisagem em que nos faltam partes revela as características de uma humanidade capaz de desmatar, minerar, dominar e destruir as paisagens que habitam.
“Onde mora o irreal?” (2013-15)
Esta é a primeira série que Henrique Detomi desenvolve a pintura de paisagem decorrida de séries de caminhadas realizadas no interior de Minas Gerais em 2013 e 2014. Ela é composta por
pinturas à óleo predominantemente em grandes formatos, onde objetos artificiais
estranhos ou mesmo tobogãs de parques infantis são inseridos na paisagem de vegetação natural.
Colocar esse tobogã junto à estrada e à vegetação representa um marco no limite entre a
realidade e o sonho, ou mesmo no delírio, em meio a um ambiente não domesticado, fora
da cidade, um lugar de passagem. Uma estrada perdida no limite da realidade. A diferença
marcante entre objeto e fundo conduz para o pensamento que Henrique vem desenvolvendo em
sua pesquisa sobre as formas como a sociedade ocidentalizada se relaciona com os
ambientes que habita.
SIGA A @GAL.ART.BR NO INSTAGRAM E ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES