GAL sintetiza as palavras Galeria de Arte Livre, e nasce de uma idealização que orienta a prática cotidiana da galeria e permanece como seu propósito, desde a fundação. Concebida com o interesse contínuo em alcançar outros e novos públicos, a GAL formaliza a sua presença no sistema da arte com a proposta de ocupar espaços ociosos da cidade, criando mais oportunidades de consumo de arte, a partir da lógica da desterritorialização.
Desde o início da sua história, a galeria tem fomentado o surgimento de novas coleções, assessorando e orientando clientes em seus próprios caminhos como colecionadores de arte. Desmistificar essa atividade e, assim, viabilizar uma relação mais próxima e mais transparente entre artistas e as pessoas que buscam adquirir os trabalhos, é uma conquista que reafirmamos com muita responsabilidade. A escolha por disponibilizar o catálogo de obras disponíveis online, com preços e informações claras, destaca essa intenção de maneira aplicada.
Ao longo dos mais de cinco anos de trabalho, a GAL desenvolveu importantes projetos comerciais e institucionais variados, estabelecendo parcerias de trabalho que permanecem no presente. Trabalhamos em colaboração constante com pesquisadores, críticos, curadores, gestores culturais, além de agentes e empresas em diferentes áreas de atuação, como arquitetura, cinema e publicação gráfica. O reflexo dessas relações de confiança e profissionalismo está na ampla realização de exposições e projetos artísticos relevantes, que são desenvolvidos pela galeria, em conjunto com parceiros e artistas.
Ciente do seu papel em contribuir com a emergência do cenário cultural de Belo Horizonte, A GAL se compromete continuamente em apoiar a produção artística local, ao mesmo tempo que projeta a produção de artistas em atividade para outras regiões do país e do exterior. De mesmo modo, a predominância das mulheres, tanto no elenco de artistas quanto na própria equipe da empresa, demonstra o protagonismo feminino nas ações da galeria como um interesse autêntico, instituindo formas mais justas e equânimes de trabalho, em um mercado ainda muito desigual em relação às diversas identidades.
As relações de trabalho no sistema de arte têm mudado de forma acelerada e, atenta a essas mudanças, a GAL se orgulha em ocupar um lugar de vanguarda para pensar e criar novas formas de atuação, expandindo, assim, o conceito de galeria de arte, nos moldes tradicionais, para desenhar novos formatos. Um caminho mais coerente com a profusão e pluralidade das práticas artísticas e comerciais na contemporaneidade.
Gal Arte e Pesquisa
visite, siga, compartilhe: instagram.com/gal.art.br