29 de Junho a 3 de Setembro de 2022 / Casa Gal, Belo Horizonte / MG

Gal apresenta as mostras individuais Os Lados de Um Telhado se Contam em Águas (Extended Remix), de Daniella Domingues, Dar Templo ao Tempo, de Julia Panadés e a instalação Cozinha do Fim do Mundo do artista em residência Shima. As pesquisas dos três artistas se configuram de modos particulares em seus fazeres, mas se tangenciam e se alimentam mutuamente na partilha da vida. Daniella, Julia e Shima têm, cada um à sua maneira, questões da memória e da ancestralidade como disparadores de suas produções e encontram, talvez na ação do tempo sobre a matéria, seu maior ponto de contato.

COZINHA DO FIM DO MUNDO

Da Pan-Asia para o Curral Del-Rey.

O Código de Barras é uma representação gráfica de uma sequência numérica sintetizada em barras paralelas brancas e pretas de espessuras variadas. A leitura, semelhante à lógica binária, traduz os “cheios e vazios” do código em uma sequência numérica única para identificar um produto. Todo produto industrial carrega em sua identidade um código de barras. A lógica capitalista neoliberal e os inúmeros discursos cerceados por idéias politizadas e posicionamentos éticos criaram uma miríade de produtos (lê-se também “código de barras”) para atender inúmeras demandas, fazendo que o consumo seja o próprio discurso do existir, pertencer e habitar este mundo, causando ojeriza para uns, e idolatria para outros.

Vivemos um período de polarização proporcional à globalização do mundo. Se em 1960 um navio levava cerca de 8 semanas para cruzar metade do planeta, hoje a média de tempo é de no máximo 21 dias, com o dobro de paradas do itinerário de 60 anos atrás. A facilidade de acesso a produtos “do outro lado do mundo” é a mesma que países do extremo oriente tem a produtos agrícolas  brasileiros, como carnes (aves, bovinos e suínos), frutas (banana, laranja) e matérias-primas (açúcar, petróleo, café). 

A partir de ingredientes “do fim do mundo” da Pan-Asia (Turquia, Índia, China, Coreia do Sul, Indonésia e Japão) encontrados em São Paulo (nos bairros da Liberdade e Bom Retiro) e trazidos à Belo Horizonte, para a cozinha da GAL, inicia-se a residência artística “Cozinha do Fim do Mundo” que tem como proposta integrar-se à paisagem da cidade, miscigenando os ingredientes estrangeiros com os produtos locais (agrícolas ou industriais, endêmicos ou imigrados) juntamente com um laboratório de fermentações instalado na cozinha, para encontrar uma “Cozinha do Fim do Mundo”.

Alimentar-se é fazer com que o universo exterior transite o universo interior, criando uma presentificação impermanente e uma sincronia efêmera no instante da refeição. Se somos aquilo que comemos, nosso discurso sustenta-se diante daquilo que fortalece nossa voz, ou entramos em contradição? Que lições diárias aprendemos com a ingestão, digestão e dejeção de um universo de consumo com data de validade? Quais as possibilidades de hackear nossos corpos com alterações (radicais ou progressivas) daquilo que nos compõe diariamente?

Shima

Belo Horizonte, junho de 2022

SHIMA (MARCIO SHIMABUKURO, 1978, SÃO PAULO – SP)

Vive e trabalha em Belo Horizonte e Carrancas/MG). Filho de imigrantes indígenas (uchinanchus) do Japão (Okinawa), é formado em Desenho Industrial, com pó-graduação em Gestão Cultural Contemporânea. Atua como artista-pesquisador, professor e orientador em artes visuais e projetos de arte, design e gestão cultural. Trabalha na intersecção entre a performance e o design, produzindo desenhos, pinturas, esculturas, vídeos, fotografias, instalações e performances, tensionando tempos e espaços, propondo um estado permanente de crise. Fatores de identidade e pertencimento, estratégias de (como) estar no mundo, presença e impermanência são temas recorrentes de seu trabalho, que já viajou por 15 países e 16 estados brasileiros. Coordena o Ateliê Abre Campo, em Belo Horizonte e o Efêmero, em Carrancas/MG, ambos espaços para pesquisa, produção e ensino de arte e residência artística.

Agradecimentos: Arthur Moura Campos, Daniella Domingues, GAL Arte & Pesquisa, Jorge Penteado Cunha Lima, Julia Panadés e Sergio de Mattos. 

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