Uncategorized

Daniela Paoliello inaugura exposição virtual “Escavar o Escuro”, contemplada pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia

No dia 17 de maio (segunda-feira), a artista Daniela Paoliello inaugurará a exposição virtual “Escavar o Escuro”, projeto desenvolvido com fomento do  XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Além de contar com fotografias inéditas, a exposição será integrada, também, por uma palestra virtual sobre o projeto e o processo de criação do trabalho, realizada pela artista e pelo antropólogo convidado Fernando Freitas; e textos de Fernando Freitas e da pesquisadora Priscilla Menezes.

O ensaio “Escavar o Escuro” foi realizado na Costa do Descobrimento, importante região histórica localizada ao sul da Bahia e caracterizada pela intersecção entre o turismo local e o turismo de grande porte feito por grandes resorts. A região compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz, Cabrália e Belmonte. A alcunha vem da história de que teria sido ali onde chegou Pedro Álvares Cabral no século XVI, quando iniciou-se a invasão do Brasil.

A série fotográfica foi realizada durante várias noites a partir do recurso da autoperformance para a câmera. Nas fotografias, a artista propõe uma relação imaginária entre seu corpo e o espaço, integrando-o à paisagem:  “Fotografo cenas que apenas a câmera é capaz de revelar, que o olho não alcança. O trabalho se dá como uma expedição pela noite, movida pela intenção de captura dos últimos resquícios de luz e brilho, e por intervenções com objetos de qualidade brilhante, que guardam semelhança com os astros e as luzes noturnas.”, explica Daniela.

O projeto propõe, ainda, dar visibilidade a paisagens litorâneas da Costa do Descobrimento a partir de uma visualidade noturna que rompe com o clichê histórico do “paraíso solar”, trazendo uma discussão sobre o valor histórico, cultural e ambiental dessas praias e vegetações que a compõem.

A galeria virtual poderá ser acessada a partir do dia 17/05, no endereço: www.danielapaoliello.com.br/escavar-o-escuro-costa-do-descobrimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *