Exposição, Julia Baumfeld

Julia Baumfeld abre exposição Entre Cantos e Lamentos na CameraSete – Casa da Fotografia (Belo Horizonte – MG)

Julia Baumfeld abre, na próxima quinta, 9/3 a mostra individual “Entre cantos e Lamentos” no espaço CameraSete – Casa de Fotografia em Belo Horizonte.

A exposição reúne uma série de fotografias realizadas na região do Oriente Médio em 2019 e foi contemplada pelo 3º Prêmio Décio Noviello.

” A viagem aconteceu inicialmente por conta da minha ascendência judaica, por parte de meu avô materno, de quem herdei o sobrenome “Baumfeld” (que significa “campo de árvore”). Apesar de eu não ter ligação com a cultura judaica e me considerar ateia, fui até aquelas terras conhecidas por conflitos complexos e símbolos sagrados e me deparei com a geografia, história e berço das três grandes religiões patriarcais abraamicas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Elas são as primeiras a acreditar em um único deus.

Ao longo do percurso tracei um caminho que perpassa fronteiras complexas da região, registrando com fotografia em película 35mm meu deslocamento e encontro com culturas e crenças tão diversas. A viagem, que realizei em solitude, perpassou locais em Israel e Palestina, e também comportou uma travessia do deserto do Sinai por terra, até chegar ao Egito. Realizando o caminho oposto à peregrinação do povo Judeu rumo a terra prometida, fui ao encontro de de Cairo e das Pirâmides de Gizé, me deslumbrando com os rastros e monumentos da grande civilização do Egito Antigo, a qual acreditava em diversos deuses e deusas.

Ao longo da jornada, voltei meu olhar, pesquisa e registro fotográfico para as mulheres de diferentes culturas que encontrei. Nessa experiência de troca com elas, sem o uso das palavras, me questionei a todo tempo sobre o papel das mulheres nas narrativas da sociedade patriarcal.

“Entre cantos e lamentos” é uma via do percurso da minha pesquisa como artista de múltiplas linguagens, na qual transito por diversas formas de expressões e investigo questões de intimidade em mediação com o mundo, pesquisando memória íntima e coletiva em arquivos íntimos.”

texto: @juliabaumfeld

Abertura dia 09/03 19h

Período expositivo: 10/03 a 20/05

Local: CâmeraSete – Casa da Fotografia

Av. Afonso Pena, 737 – Belo Horizonte – MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *